sábado, 31 de maio de 2008

O "fico" de Bismarck

31/05/2008

O Governo Cid Gomes continuará tendo Bismarck Maia como secretário do Turismo. Ele decidiu não se desincompatibilizar para disputar a Prefeitura de Aracati (Litoral Leste), por considerar fundamental tocar projetos estratégicos listados para a pasta. Nessa lista, o futuro Parque de Feiras e uma série de obras que virão a partir do Prodetur Nacional. Nesta semana, em Brasília, Bismarck fechou com o Ministério do Turismo o empréstimo de US$ 150 milhões que o BID destinou para o Ceará. "Esse empréstimo nos garantirá melhorar a infra-estrutura turística do Litoral Leste. Vamos, por exemplo, ampliar a CE-040 até Aracati e investir maciçamente na promoção do produto Ceará no País e no Exterior", informou para esta Coluna o secretário. Bismarck permanece. Falta agora o secretário do Desenvolvimento Rural, Camilo Santana, listado para disputar a Prefeitura de Barbalha, dar o seu adeus - ou o fico.
Fonte: Jornal O Povo

Ciro e Cid dizem que CE será contemplado

O deputado federal Ciro Gomes disse ontem à reportagem que o presidente Lula lhe confidenciou a vinda de duas refinarias para o Nordeste — uma para o Maranhão e outra para o Ceará.Na mesma oportunidade, o governador Cid Gomes confirmou haver também conversado com o presidente, conforme divulgado na edição da quarta-feira do Diário do Nordeste, que ´as idéias e desejos de Lula para o Ceará contemplam bem os interesses econômicos do Estado´. Segundo Ciro Gomes, os estudos para a instalação da refinaria no Maranhão ainda não chegaram às mãos do presidente Lula. ´Nós estamos na luta há 20 anos, mas o Gabrielli [presidente da Petrobras] já sabotou o Ceará, no quesito siderúrgica. Ele é contra o Ceará. É um inimigo do povo cearense´, enfatizou. O deputado salientou que ´o espaço para o Ceará é pequeno´. ´É preciso sair do imaginário — não há refinaria sem um porto, nós temos. O petróleo vem de onde? o derivado refinado vai para onde?´, questionou. ´Estados como Maranhão e Rio Grande do Norte estão também pretendendo o empreendimento´, pontuou.Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Ivan Bezerra, ´é o momento mais próximo que temos de ter uma refinaria, mas o Maranhão tem política forte; nós também temos´. ´Agora, a parte estratégica do Ceará supera a do Maranhão´, defende.Na visão do presidente da Adece (Agência de Desenvolvimento Econômico), Antônio Bahlmann, ´precisamos trabalhar caladinhos´. ´Temos possibilidades de trazermos a siderúrgica, a ZPE, a refinaria, uma montadora, mas não precisa brigar. Se o empreendimento for para o Maranhão, vai enriquecer o Nordeste. Mas, estamos mobilizando esforços´.

Fonte: Diário do Nordeste

Aécio pede o fim da dicotomia PSDB/PT

São Paulo, 30 de Maio de 2008 - O governador mineiro, o tucano Aécio Neves, ainda não desistiu de pregar a união "pragmática" entre o PT e seu partido, o PSDB. "Eu gostaria de um grande projeto com os homens de bem deste País. O Brasil tem que superar essa dicotomia, essa polarização que coloca de um lado o PSDB e seus aliados, de outro o PT e seus aliados", disse ontem o governador mineiro em visita ao Ceará. Para Aécio, amigos ou inimigos políticos não dependem de um programa ou projeto partidário. "O partido que perde passa a ser inimigo de quem ganhou, e impede que as questões importantes ocorram. Isso nós vivemos no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso com o PT na oposição, contra o Plano Real, contra a lei de responsabilidade fiscal, contra a reforma da previdência. E da mesma forma, quando o PT ganha a eleição, a radicalização cresce, o PSDB passa a fazer uma oposição radical", reclamou o tucano. Depois de repetir que não é um "dinamitador de pontes", Aécio voltou um ampla aliança para o futuro. "Não falo nem de uma grande aliança apenas em 2010, acho que no pós-2010. Para 2010, uma parceria na qual estejam o governador Tasso, o governo Cid, o ex-governador e ministro Ciro, é algo que me agradaria muito", defendeu.
Fonte: Gazeta Mercantil (Caderno A - Pág. 10)(Redação)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PROFISSIONALISMO PARA A GESTÃO PÚBLICA

Em época de campanha eleitoral, os candidatos apresentam várias propostas de desenvolvimento econômico e social ao país. Mas acredito que há um ponto que norteia todas as questões nessa área e que ainda não teve um merecido destaque: a busca pelo profissionalismo da Administração Pública. Atualmente existem diversos cargos públicos ocupados por pessoas com pouquíssimo conhecimento sobre a sua área de atuação ou até mesmo nenhum, os quais são indicados devido a um auxílio prestado durante a campanha à candidatura ou por haver laços de parentesco e/ou amizade entre os envolvidos simplesmente. Nesse caso, o preenchimento dos cargos torna-se subjetivo e irresponsável, pois não considera fatores importantes como mérito de competência, imparcialidade e de habilitação legal para o exercício das funções, e que possibilita ao ocupante uma atuação distorcida, que possa contemplar mais favores pessoais do que o interesse público. No Brasil, existem inúmeras profissões e, a título de exemplo, muitas delas são regulamentadas por lei e com a representatividade de seus respectivos conselhos de classe como CRM, CRA, OAB, etc., que orientam e disciplinam, quando necessário, os profissionais registrados para que desempenhem suas funções privativas de maneira proba e objetiva. No setor privado, as instituições que investem no profissionalismo conseguem obter de seu quadro funcional empenho e responsabilidade. É necessário que isso também se aplique na esfera pública, a fim de que o país possa resgatar a estrutura de seu funcionalismo de carreira e promover a capacitação técnica de seus servidores. Alguns dos países mais desenvolvidos do mundo, como Estados Unidos e Japão, já investiram nessa idéia e seus governos conseguem elaborar mecanismos de controle sobre as suas atividades com solidez e transparência, estipulando ações concretas que buscam a melhoria da qualidade de vida e a defesa da sociedade. Essa é uma tendência mundial e está na hora do Brasil começar a incorporar essa cultura no desenvolvimento de suas políticas para proporcionar um futuro mais justo aos seus cidadãos. No dizer do Relatório Final da CPMI "dos Correios" , Volume II pág. 1654 do ano de 2006 é possível verificar a relevância do tema: "A Administração Pública, assim como seus cargos e funções são patrimônio do Estado, e não deve, portanto, ser colocada a mercê dos ímpetos nepotistas e clientelistas do governo, sob pena de criar-se ambiente mais que propício para a proliferação da corrupção".É importante refletirmos sobre o assunto e que venhamos a exigir o profissionalismo de nossos governantes no âmbito da Administração Pública, para que se evite a troca de favores e o "amadorismo" profissional no exercício dos cargos, e inibir erros e corrupções que geram um alto custo social ao país.
POR RODRIGO RORATTO CONSULTOR E ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Ameaça inflacionária persiste, diz Meirelles

Brasília, 14 de Maio de 2008 - O presidente do Banco Central, ontem existir ameaças inflacionárias e que a autoridade monetária fará o que for necessário para manter a inflação sob controle, em uma demonstração que o aperto monetário pode continuar se houver necessidade. "Esse é um compromisso que temos com o País", disse Meirelles, durante audiência na economia brasileira com a dos Estados Unidos que reduziram os juros por conta da crise no sistema financeiro." últimos meses) e não se pode fazer política monetária por analogia", disse. "Cada país tem faz sua uma política monetária conforme a situação local, visando ter o melhor desempenho econômico no futuro", declarou."No Brasil, a idéia é criar condições para que o crescimento econômico se mantenha"O presidente do BC disse, entretanto, que o cenário de estabilidade econômica que o País vive hoje permite ciclos de aperto monetário menores do que no passado. "O Brasil já teve inflação de 40% ao ano; e a tendência de longo prazo é de queda (do juro). Isso não quer dizer que o processo seja linear", disse. "É importante que o Banco Central tome medidas a tempo e a hora para que o País continue crescendo com inflação sob controle"
Fonte: Gazeta Mercantil