sábado, 28 de agosto de 2010

Dilma tem 51% e Serra 27%, aponta pesquisa Ibope

28/08/2010

A candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) abriu 24 pontos de vantagem sobre o candidato José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope divulgada na manhã deste sábado, 28. A petista aparece com 51% das intenções de voto contra 27% do adversário tucano.

A candidata Marina Silva (PV) permanece em terceiro, com 7%. No levantamento anterior do Ibope, Dilma obteve 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo.
Plínio de Arruda Sampaio (PSol), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram 1% das intenções de voto.

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope aponta que a petista teria 55% e Serra, 32%. Na pesquisa anterior, as taxas de Dilma e Serra eram de 48% e 37%, respectivamente.

Fonte: O Povo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ibope: Cid tem 49% e Lúcio, 24%

03/08/2010
Giselle Dutra
Hébely Rebouças
Candidato à reeleição, Cid Gomes venceria no primeiro turno em cenário atual, segundo o Ibope. Lúcio aparece em segundo lugar

A primeira pesquisa Ibope sobre a disputa pelo Governo do Estado após a definição dos candidatos, divulgada ontem, mostra que, se as eleições fossem hoje, o governador Cid Gomes (PSB) seria reeleito já no primeiro turno. Encomendada pela TV Verdes Mares, a pesquisa mostra Cid com 49% das intenções de voto em consulta estimulada.

Para vencer no primeiro turno, um candidato deve ter mais votos que a soma dos adversários - mais da metade dos votos válidos. Com isso, descartados brancos, nulos e indecisos, Cid fica com 57% dos votos válidos.

Candidato do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara obteve 24% das intenções de voto. Já o tucano Marcos Cals apareceu com 9%.

Os candidatos Marcelo Silva (PV), Soraya Tupinambá (Psol) e Francisco Gonzaga (PSTU) apareceram com 1% cada. Já Maria da Natividade (PCB) não pontuou.

Brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% dos eleitores ouvidos se disseram indecisos. A pesquisa ouviu 1.204 eleitores nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A consulta foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21326/2010.

ComemoraçõesDurante reunião com centrais sindicais no Ponta Mar Hotel, Cid comemorou ao ler o resultado da pesquisa para os presentes ao encontro. “Dá primeiro turno”, vibrou. Mas logo puxou o freio na animação. “Calma, isso é só uma pesquisa”, ponderou.

Em evento com apoiadores no município de Caucaia, Cals apostou em avanço nos indicadores. “Nossa campanha tem obtido importantes apoios em todas as regiões do Estado, e na medida em que tenho ido às localidades, aos mais distantes lugares, sinto a receptividade da população à nossa mensagem. Os números refletem o momento”, disse.

Lúcio disse receber com "tranquilidade" os números do Ibope. "O resultado retrata apenas este início de campanha, na qual já me considero vitorioso por evitar uma candidatura única", afirmou.

E-Mais

Os dados do Ibope de ontem aproximam-se dos apresentados pela pesquisa O POVO/Datafolha - divulgada no dia 19. A primeira pesquisa após a definição dos candidatos mostrou, na ocasião, Cid Gomes (PSB) com 47% e Lúcio Alcântara (PR) com 26%, enquanto Marcos Cals (PSDB) surgiu com 7%.

Fonte: O Povo