segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Gestão de resultados

Todos os governos estão sob pressão para gerar resultados, acabar com a burocracia e inovar na forma de servir a sociedade. O setor público tem obrigação de promover as mudanças necessárias e atingir a eficiência exigida pelo cidadão.
Em outras palavras, tem de gerar resultados que satisfaçam a população, sempre ávida por respostas rápidas aos problemas. Para esta mesma população, a fórmula é muito simples: ao se constatar uma determinada demanda que precisa ser atendida, basta, de alguma forma, acionar o governante para que a causa seja solucionada. Se possível, o quanto antes.
Mas apesar da aparente “facilidade” na resolução dos problemas levantados pelo cidadão comum, as coisas não funcionam dessa forma. O excesso de burocracia e a falta de compromisso fazem com que a grande força do poder público seja direcionada para as atividades meio, e não para os objetivos finais.
Daí a necessidade de uma nova visão de gestão pública. Algo que realmente gere resultados, levando-se em conta as reivindicações de cada comunidade: educação de qualidade, rede pública de saúde eficiente, sistema de transporte coletivo eficaz, além, é claro, da infra-estrutura e dos equipamentos públicos adequados para a cidade, dentre outros, como o desenvolvimento de serviços de qualidade que todos queiram utilizar e que façam com que cada centavo que chegue aos cofres públicos gere satisfação para a sociedade.
Este novo conceito de gestão pública exige a análise minuciosa de dados e números que atestem se as metas estipuladas previamente estão sendo atingidas e se a performance de cada unidade de serviço público é satisfatória sob o ponto de vista de quem precisa e usa esses serviços – em resumo, se o cidadão está percebendo ou não a diferença positiva em seu dia-a-dia.
Também é válido destacar que, ao concentrar todos os esforços nos resultados, temos de quebrar o paradigma de comodidade do setor público – a máxima de que “se isto sempre foi feito desta maneira, deve continuar sendo feito assim”. Buscar uma nova atitude para liderar as inovações que a sociedade exige do poder público. Devemos construir governos voltados a reformar as atuais estruturas governamentais e de poder, e que tenham como grande objetivo entregar os resultados que a população espera.

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