terça-feira, 10 de junho de 2008

O QUERER, O SABER E O PODER

"A grande maioria dos brasileiros quando discutem os problemas políticos, sociais e econômicos do país, sente naturalmente uma necessidade ou até mesmo uma vontade de fazer algo para mudar o estado caótico da saúde pública, o sucateamento da educação, a escalada da violência, os desmandos no meio político, o desemprego, a péssima distribuição de renda, o crescimento das favelas, o desrespeito ao meio ambiente e por aí vai.

De fato a maioria de nós QUER mudanças, pois não estamos satisfeitos com uma ou mais dessas situações e acreditamos realmente que muito pode e deve ser feito para construirmos uma nação mais justa, igualitária e com mais qualidade de vida para todos.

Ocorre que sequer sabemos por onde começar, na verdade discutir os problemas e apontar causas, ainda é muito mais fácil do que propor soluções verdadeiramente viáveis e aplicáveis.

Quais seriam as prioridades (por onde começar)? Como mudar uma cultura, uma legislação e um sistema político que privilegia a incompetência e a corrupção no setor público? Como reverter um sistema econômico que produz uma das piores distribuições de renda do planeta? Como melhorar a qualidade da educação, da saúde e dos transportes, especialmente para os mais pobres? Como reverter a escalada da violência? São apenas algumas das questões.

De fato, SABER quais são as prioridades e as soluções mais adequadas, ter a capacidade para planejar e implementar as medidas de curto, médio e longo prazos que promovam as mudanças ou os avanços desejados é uma tarefa para poucos.

Mas querer e saber o que deve ser feito ainda não é o suficiente, é preciso reunir as condições políticas para realizar essas mudanças.
É preciso PODER realizá-las.
Querer é uma questão de vontade, saber é uma questão de conhecimento e poder é uma questão de reunir as condições políticas para tal."

Nenhum comentário: