sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FGV: Brasil, Peru e Uruguai vivem “boom econômico”

20/11/2009
Em outubro, Brasil, Peru e Uruguai estavam em fase de “boom” econômico. É o que revela a Sondagem Econômica da América Latina, feita em parceria entre o Institute for Economic Research at the University of Munich, ou Instituto IFO, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com a pesquisa, ao se analisar o clima econômico de 11 dos principais países da América Latina de julho a outubro, é possível perceber que estes três países passaram por uma melhora nos ambientes econômicos nesse período.
De acordo com o levantamento, em julho, cinco países da região estavam em fase de recuperação econômica: Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. No mesmo mês, também foi detectado que seis países estavam em recessão. Era o caso de Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Entretanto, na sondagem atual, Brasil, Peru e Uruguai passaram para a fase de “boom”; Argentina e Paraguai saíram da recessão e estão em fase de recuperação; a Bolívia está “na fronteira” entre a recessão e a recuperação; Chile, Colômbia e México estão em fase de recuperação econômica; e Equador e Venezuela estão em recessão.
O estudo também aponta que o clima econômico geral da América Latina passou por uma melhora no terceiro trimestre do ano e o Brasil foi um dos destaques, apresentando o melhor ambiente econômico entre os países da região. O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina atingiu patamar de 5,2 pontos em outubro deste ano, acima do desempenho de 4 pontos apurado na pesquisa anterior, referente a julho. (AE)

Nenhum comentário: