quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O administrador a serviço da política

19/11/2009
Os exemplos daqueles que têm capacidade administrativa comprovada e decidiram colocar toda a experiência adquirida a serviço da política, são significativos. O prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Vieira, e o prefeito de Jesúpolis, Silvan José Furtado, somente para citar dois casos, ilustram muito bem a linha de raciocínio.
Estes são municípios comandados por administradores por formação e foram transformados em locais que oferecem boa qualidade de vida a sua gente. Se compararmos a realidade atual com alguns anos atrás, é nítida a evolução na saúde, educação, infraestrutura etc. Em pouco tempo, em função de grandes gestões, estas cidades se transformaram.
Não tenho dúvida em afirmar que é mais fácil garantir o sucesso de um governo quando existe a experiência administrativa, do que o inverso, pois a política tem vícios que precisam ser abandonados para o bem da própria população.
Quando se vive somente desta prática, ao assumir o comando de uma administração, normalmente, se perde muito tempo no aprendizado. E tempo é algo escasso em um país onde se tem eleições de dois em dois anos.
Quando um prefeito toma posse, os governadores e presidente da República já cumpriram metade dos seus mandatos. A máquina estadual e federal está em outro ritmo. Dois anos depois, quando a administração municipal começa a se deslanchar, é hora de mudar os governadores e o presidente, o que compromete a integração entre os poderes. Projetos ficam pelo meio do caminho.
Este é um sistema deficitário, oneroso e improdutivo, que aliado à falta de gestões qualificadas produz um resultado nada satisfatório para a sociedade. Estas são questões que precisam ser mudadas, especialmente no que se refere à profissionalização dos serviços públicos.
A essência de uma administração está na qualidade daquilo que é oferecido à população, que elege seus representantes na expectativa e ver solucionados os graves problemas nas cidades, Estados e Nação.
Tenho dito que a sociedade espera da classe política o profissionalismo, a responsabilidade fiscal, o respeito ao dinheiro dos impostos e medidas eficientes que possam suprir as suas necessidades básicas. Competência tem que ser critério indispensável na ocupação de qualquer cargo em uma administração pública para que as demandas coletivas sejam atendidas com mais agilidade.
Não é justo fazer experiências no comando dos governos, o que precisa é levar para uma gestão tudo aquilo que se aprendeu em anos de trabalho. A população quer resultados. E para isso, entendo que o caminho é de fato a capacidade administrativa comprovada.
Por Sandro Mabel admnistrador, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal, líder do PR e relator da reforma tributária.
Fonte: DM

Nenhum comentário: