segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PPS decide sair do governo Arruda; PSDB, PDT e PSB também deixam cargos

30/11/2009

Da Agência Brasil
Em Brasília
Atualizada às 19h43

O PPS decidiu hoje (30) que todos os integrantes do partido que ocupam cargos no governo do Distrito Federal devem pedir afastamento, em razão das denúncias de envolvimento do governador José Roberto Arruda e de seu vice, Paulo Octávio (ambos do DEM), em um suposto esquema de pagamento de propina para deputados distritais aliados, em troca de apoio na Câmara Legislativa. A direção da sigla também informou que contratará um advogado para se defender no caso.
Hoje, o PSDB também decidiu deixar os cargos no governo do DF. Além dos tucanos, o PSB determinou que um de seus filiados se afastasse de um cargo no governo. Da mesma forma, o PDT divulgou nota afirmando que "não pode se furtar ao seu legado histórico de ética e compromisso com a população" e disse que foi decidido "em reunião da Direção Regional, a imediata retirada dos quadros do governo do Distrito Federal".
O PDT aproveitou a oportunidade para reforçar a pretensão de lançar candidato próprio ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2010 - os possíveis candidatos são o senador Cristóvam Buarque e o deputado distrital José Antônio Reguffe.
PPS
A decisão foi comunicada a Arruda pelo presidente do PPS no DF, Fernando Antunes, que é subsecretário de Saúde. No primeiro escalão, o PPS comanda a secretarias de Saúde, por meio do deputado federal Augusto Carvalho, e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, ocupada pelo deputado distrital Alírio Neto.
Embora tenha anunciada a saída do PPS do governo Arruda, Fernando Antunes disse que o partido só deve entregar os cargos após a nomeação de seus novos ocupantes. Com isso, explicou ele, o PPS quer evitar prejuízos na prestação de serviços das duas secretarias à população.
O PPS anunciou ainda que contratará um advogado para defender o partido, que também foi envolvido nas denúncias feitas pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo do DF Durval Barbosa. Foi ele quem fez as gravações, entregues à Polícia Federal, que mostram Arruda, deputados distritais e integrantes do governo recebendo dinheiro.

Nenhum comentário: