terça-feira, 22 de setembro de 2009

FÁBRICA DA KRAFT EM ARACATI: Emprego para 190 só até janeiro

Para minimizar os impactos das demissões, empresa informa que vai oferecer programas de capacitação
Os 190 funcionários da fábrica da Kraft Foods em Aracati (CE) - responsável pela produção das marcas de refrescos em pó Tang e Fresh - só terão emprego garantido até janeiro de 2010. A subsidária da gigante americana Kraft Foods Global Brands anunciou que vai transferir suas linhas de produção para Curitiba (PR), onde, desde de 2003, foi inaugurado o Complexo Industrial da empresa, com investimentos na ordem de US$ 150 milhões.
Uma das causas para a mudança foi a negociação da fábrica, no início do ano, com a Companhia Brasileira de Bebidas (CBB) e o processo de venda da marca Maguary, realizada em março de 2009. "A venda da Maguary e da fábrica acabou mudando o nosso modelo de negócio local e, infelizmente, tornou inviável a continuidade da produção de bebidas em pó em Aracati", explicou o diretor de Assuntos Corporativos da Kraft Foods Brasil, Fábio Acerbi.
Difícil decisão
A direção da companhia afirmou, ainda, que a capacidade das linhas na cidade do litoral cearense não vem sendo totalmente utilizada e a transferência para a capital paranaense é necessária para o aproveitamento integral desses equipamentos. "É uma decisão difícil, pelo histórico que temos em Aracati e pelas excelentes pessoas que trabalham hoje na empresa, mas precisava ser tomada", lamenta Fábio Acerbi. Para minimizar os impactos das demissões, a empresa vai oferecer programas de capacitação e treinamento em várias áreas, como controle das finanças pessoais, preparação de currículo e apresentação pessoal, empreendedorismo, noções de informática, entre outras. Além disso, os empregados permanentes vão poder contar com um pacote especial de desligamento, o que inclui prorrogação da cobertura do plano de saúde por mais 6 meses após a rescisão.
A empresa
A Kraft Foods Brasil tem cerca de sete mil funcionários e faturou 4 bilhões de reais em 2008. No mesmo ano, a receita global da multinacional foi de U$ 40 bilhões.
Em seu portfólio destacam-se marcas consagradas: chocolates Lacta, Sonho de Valsa e Bis, biscoitos Nabisco, com marcas como Club Social e Trakinas, o refresco em pó Clight, as sobremesas e fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: