quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Papagaio agora quer ser transferido para o Ceará

24/09/2009
Assaltante se diz incomodado pelo assédio da imprensa e tenta cumprir pena longe do Estado

Enquanto aguarda a decisão que pode devolvê-lo ao semiaberto, regime do qual já fugiu três vezes, o assaltante de bancos e carros-fortes Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, tenta agora ser transferido para um presídio na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. O pedido de transferência já foi feito pela advogada do criminoso, que justifica a intenção de cumprir a pena longe do Rio Grande do Sul por se sentir incomodado com o assédio da imprensa.
– Ele está cansado de ser notícia. Reclama que tudo o que acontece com ele vira notícia de jornal. Então ele acha que só vai ter paz se for para o outro lado do país – conta a advogada Maria Helena Viegas.
As maiores preocupações de Papagaio, conforme a defensora, são a mulher e os três filhos, que moram em Ivoti, no Vale do Sinos. Maria Helena afirma que, toda vez que o assaltante aparece na imprensa, seus filhos são alvo de preconceito e precisam mudar de escola, o que teria pesado na decisão.
A escolha de Papagaio recaiu sobre o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz, a 27 quilômetros de Fortaleza – onde ele e a mulher dizem ter parentes. Construída em 1970, a penitenciária tem uma ala de segurança máxima conhecida como “selva de pedra” e soma 1.265 apenados em um espaço para 940. Entre seus presos ilustres estão integrantes do famoso bando dos toupeiras, que em 2005 cavou um túnel de 166 metros e saqueou o caixa-forte do Banco Central, em Fortaleza, levando R$ 164,7 milhões.
Parte do grupo acabou presa no Rio Grande do Sul, onde escavava um túnel, no centro da Capital, para tentar chegar aos cofres de dois bancos.
– Mantemos presos de alta periculosidade aqui e estamos preparados para receber esse detento, se assim for decidido – disse, por telefone a ZH, o coordenador adjunto do Sistema Penal do Ceará, coronel Taumaturgo Grangeiro, que até então nunca tinha ouvido falar de Papagaio.
O pedido de transferência foi levado ao juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital, Sidinei Brzuska, que encaminhou ofício com a solicitação à VEC da capital cearense. O documento chegou ao órgão no dia 17 e aguarda análise.
– Se o detento for aceito lá, não vamos impedir a ida dele, até porque a maioria de suas condenações ocorreu fora do Estado – afirmou Brzuska.
Enquanto isso, Papagaio também espera pela resposta da juíza Adriana da Silva Ribeiro, da VEC da Capital, sobre a possibilidade de voltar ao semiaberto. Para definir o destino do preso, ela solicitou um atestado de conduta carcerária e outras avaliações à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), onde ele está atualmente. Somente depois disso, a magistrada irá se posicionar sobre o caso.
Condenado a 36 anos e 11 meses de prisão, Papagaio começou a cumprir pena em 1998 e, desde então, fugiu quatro vezes de cadeias gaúchas e uma vez de um presídio de Santa Catarina. A última fuga no Rio Grande do Sul ocorreu em janeiro de 2008, quando ele estava no semiaberto, no Instituto Penal Miguel Dario, na Capital.
Por Juliana Bublitz - juliana.bublitz@zerohora.com.br

Nenhum comentário: