domingo, 6 de setembro de 2009

G20 diz que vai manter apoio financeiro à economia global

06/09/2009

O grupo de ministros das finanças de países-membros do G20 anunciou hoje (5) que vai continuar oferecendo apoio financeiro à economia global, apesar dos sinais de recuperação. Além disso, concorda em dar aos países emergentes mais espaço no cenário internacional. As informações são da BBC Brasil.

Alguns países, incluindo França e Alemanha, queriam que o G20 começasse a discutir “estratégias de retirada”, ou seja, maneiras de reduzir os gastos com estímulo fiscal. Esses países já estão saindo da recessão e argumentam que os gastos estão levando o Estado a níveis perigosos de endividamento.

Na abertura da reunião, entretanto, o premiê britânico, Gordon Brown, alertou que retirar o apoio dos governos cedo demais pode comprometer a recuperação econômica. Ele se referiu à estratégia como um “grave erro”.

O comunicado preliminar indica que essas preocupações foram levadas em conta, já que os ministros concordaram que é melhor continuar gastando até que a recuperação global esteja consolidada.

A primeira versão do documento deve agora ser transformada em orientações formais pela Comissão de Estabilidade Financeira, órgão que reúne representantes dos bancos centrais e reguladores de várias partes do mundo. As orientações vão ser discutidas e votadas em Pittsburgh, durante a cúpula do G20, mas cada país terá de decidir individualmente se vai transformá-las em lei.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: